O que é saúde para você?
O que é saúde para você?
Thiago Mangolini

Thiago Mangolini

O que é saúde para você?

Quando eu reflito sobre o que é saúde, vejo algo muito além de ser saudável, ou fisicamente ativo, etc. Penso sobre como conseguir uma base sólida em aspectos além destes citados. A capacidade de realizar as funções diárias tem o mesmo peso na minha visão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você pode concluir que o grande desafio é: tempo. Há uma quantidade limitada disso em um dia. Você sempre quer mais do que cabe nele. Eu sinto isso e reconheço nos meus alunos também. Estamos perante muita coisa diante de muitas escolhas. Há muito para se ver e experimentar. Você é inundado com tudo o que quer e não consegue organizar seu dia para tanto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sua luta geralmente é fazer as escolhas certas e, ao mesmo tempo, permanecer em harmonia consigo mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas como fazer isso?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Percebo que todas essas escolhas melhoram quando se tem um ritmo, uma rotina, que dá algo em que se agarrar. Você fica mais saudável e firme se realiza as tarefas em horários regulares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por exemplo, comer em horários determinados, ir para cama em horários determinados, exercitando no mesmo horário e também desligando-se conscientemente em horários fixos durante a semana.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro grande desafio é: o ambiente ao redor, além do bombardeio digital. Parece que somos tentados a não ter rotinas, a não escutarmos a nós mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto o que importa mesmo é sentir o coração. Buscar ferramentas de autoconhecimento que permitem a você sentir o que é certo para você.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No meu caso, o que funcionou para mim foram as técnicas de mindfulness e meditação, incorporadas com outras técnicas de aumento da vitalidade. Fez tanto sentido para mim que hoje ensino as pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Funciona como uma bússola para organizar minha vida diária. Para ouvir meu coração. E para conhecer e guardar meus limites. Todos os dias novamente.

Compartilhe